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Transmissão de dados (HDLC, LADP)
Transmissão de dados (HDLC, LADP)

Protocolo HDLC, LADP e Transmissão de dados

Protocolo HDLC

High-level Data Link Control

Protocolo síncrono, orientado ao bit, de caractere geral para canais full-duplex (ponto-a-ponto ou multiponto) muito usado atualmente

A "Família" HDCL

LAP

LAPB

(X. 25)

LAPM

(V.42)

LLC

(LANs)

LAPD

(ISDN)

SDLC

(SNA)

LAPX

(Teletex)

HDLC

 

 

Protocolo HDCL

• Primário

– Entidade do protocolo que tem autonomia para iniciar sequências de comunicação, enviando tramas

• Secundário

–  Entidade do protocolo sem autonomia para iniciar sequências de comunicação. Apenas responde às tramas que lhe enviam

–   Comandos

• Tramas enviadas pelo Primário

–   Respostas

• Tramas enviadas pelo Secundário

 

Configurações da rede

Unbalanced; point to point (NRM, ARM)

Unbalanced; multipoint (NRM)

Balanced; point to point (ABM)

 

Modos de operação

– NRM - Normal Response Mode (ex.: SDLC)

• Configurações não balanceadas

• Ponto a Ponto ou Multi-Ponto

• Sec. só transmitem quando têm permissão do Prim.

– ABM - Asynchronous Balanced Mode (ex.: LAPB)

• Configurações balanceadas

• Ponto a Ponto

• Sec. pode transmitir sem permissão do Prim.

– ARM - Asynchronous Response Mode (ex.: LAP)

• Configurações não balanceadas

• Ponto a Ponto

• Sec. pode transmitir sem permissão do Prim.

Formato das tramas

Flag - 01111110

FCS - 16 bit CRC - CCITT x16 + x12 + x5 + 1

Frame Delimiting - Data transparency

–Start e End Flag

–Zero bit insertion

 

Criação de uma trama

 

Formato das tramas

Formato do campo endereço do HDLC

Bit menos significativo indica se o endereço se estende pelo byte seguinte ou não.

xxxxxxx1

...

xxxxxxx0

xxxxxxx0

xxxxxxx1

xxxxxxx0

xxxxxxx1

 

Formato das tramas

Campo de controlo normal

Campo P/F – Poll/Final Bit

• Poll/Final Bit (P/F)

– Nos comandos é o Poll Bit

– Nas respostas é o Final Bit

• O Primário envia um comando com o Poll bit activo para pedir ao Secundário que lhe mande uma trama de resposta

• O Secundário responde enviando uma trama de status com o Final bit activo

– NRM

• O Primário envia um comando com o Poll bit activo para ver se o Secundário quer enviar informação

• O Secundário responde enviando as suas tramas de dados e na última põe o Final bit activo

• Só pode haver uma trama P/F=1 a circular, de cada vez

 

Formato das tramas

Campo de controlo estendido

Tipo de tramas

• Campo “controlo”

Information

Supervisory

Unnumbered

 

Estabelecimento e libertação de ligação

NRM – Normal Response Mode

 

Estabelecimento e libertação de ligação

ABM – Asynchronous Balanced Mode

 

Transferência de dados

NRM, Go-back-N, retransmissão implícita (ACK = RR)

 

Transferência de dados

NRM, Go-back-N, retransmissão explicita (NACK = REJ)

 

Transferência de dados

ABM, Go-back-N, Piggyback ACK

Transferência de dados

Controlo de fluxo (ABM, Sliding Window)

 

Interface (serviços)

Estabelecer a ligação

Transferir dados

Cancelar a ligação

 

Protocolo HDLC

Interface

Modos de HDLC e extensões

Outros comandos/respostas não numerados

UI - forma de implementar modo connection-less (modo não confirmado); não

usa N(S) e N(R); (Ex.: LLC).

TEST - usada para solicitar resposta do secundário com objectivo de

diagnosticar a ligação; não especificada a sua utilização.

UP - inquirir o secundário se tem dados para transmitir.

RESET - usada para recuperação.

RIM - pedido de um secundário para que o primário se reinicialize; após o seu

envio este secundário só responde a: SIM, DISC, TEST, ou XID.

 

Timers e parâmetros

T1 - Iniciado após primário enviar trama com poll bit =1.

T2 - Tempo que resta desde a recepção de um comando até enviar um

acknowledgement forçosamente.

T3 - Quando expira deve informar o utilizador do nível de rede que ocorreu

um tempo de inactividade demasiado longo no canal.

N2 - Número máximo de vezes que uma trama pode ser retransmitida (se

excedido canal é dado como fora de serviço).

K - Número máximo de tramas que a estação pode armazenar (retidas por

falta de confirmação) – Janela.

 

Considerações sobre a ligação

• São transmitidas flags entre tramas para manter a ligação activa

(se ponto-a-ponto).

• 7 a 15 sequencias de ‘1’ => sinal de abort.

• >15 sequencias de ‘1’ => canal idle (LAPB).

• >8,9,10,11 sequências de ‘1’ => canal idle (LAPD).

 

 

 

LAPD - Link Access Procedure on the D-channel

A definição do LAPD leva em consideração os seguintes princípios:

  • recomendações X.200 and X.210 - o modelo de referência e convenções para o serviço de camadas para o OSI (Open Systems Interconnection);
  • recomendações X.25 - interface LAPB(Link Access Procedure Balanced) para modo de pacotes; e
  • ISO 3309 e ISO 4335 - Padrão HDLC (High-level Data Link Control) para estrutura de frames e elementos de procedimentos.

O LAPD é um protocolo que opera na camada de enlace de dados (camada 2) da arquitetura OSI.

A proposta do LAPD é transportar informações entre entidades da camada 3 através da interface de rede ISDN, usando o canal D.

O LAPD inclui funções para :

  • o atendimento de uma ou mais conexões de enlace de dados no canal D. A distinção entre as conexões de enlace de dados é feita através do DLCI (Data Link Connection Identifier) contido em cada frame.
  • delimitação de frame, alinhamento e transparência, permitem reconhecer uma seqüência de bits transmitidos através do canal D, como um frame;
  • detecção e correção de erros de transmissão, de formato e de operação numa conexão de enlace de dados;
  • aviso de erros irrecuperáveis para a entidade gerenciadora; e
  • controle de fluxo.

A transferência de informações pode ser feita através de conexões de enlace de dados ponto-a-ponto ou através de conexões "broadcast".

No caso de conexão ponto-a-ponto o frame é direcionado para um simples nodo, enquanto na conexão "broadcast" o frame é direcionado para um ou mais nodos.

Dois tipos de operações da camada de enlace de dados são definidos para transferência de informação para a camada 3: com reconhecimento e sem reconhecimento.

Todas as trocas da camada de enlace de dados são feitas em frames que obedecem um dos seguintes formatos:

  • formato para frames que não possuem o campo de informação;
  • formato para frames que possuem um campo de informação.
  • Seqüência de flag

Todos os frames começam e terminam com um seqüência de flag que consiste num bit 0 (zero) seguido de seis bits 1 (um) e de um bit 0 (zero).

O flag que precede o campo de endereçamento é definido como flag de abertura. O flag seguinte ao campo FCS (Frame Check Sequence) é definido como flag de fechamento.

O flag de fechamento também pode servir como flag de abertura para o próximo frame, em algumas aplicações.

  • Campo de endereçamento

O campo de endereçamento consiste em dois octetos. Este campo identifica o provavél receptor para um frame de comando e o provável transmissor para um frame de resposta.

  • Campo de controle

O campo de controle consiste em um ou dois octetos, dependendo do tipo de frame. Este campo identifica o tipo do frame que poderá ser tanto um comando como uma resposta.

São definidos três tipos de formatos para este campo:

  • para transferência numerada de informação (formato I);
  • para funções de supervisão (formato S); e
  • para transferência não numerada de informação e funções de controle (formato U).
  • Campo de informação

Este campo, quando presente, é seguido do campo de controle e precedido pelo campo FCS (Frame Check Sequence). O campo de informação consiste num número inteiro de octetos.

  • Transparência de dados

Uma entidade de transmissão da camada de enlace de dados examina o conteúdo do frame entre o flag de abertura e encerramento (campos de endereçamento, controle, informação e FCS) e insere um bit 0 (zero) depois de todas as seqüências de cinco bits 1 (um) seguidos. Isto é feito para assegurar que um flag ou uma seqüência abortada não está simulada dentro do frame.

Uma entidade de recepção da camada de enlace de dados examina o conteúdo do frame entre o flag de abertura e encerramento e descarta qualquer bit 0(zero) que esteja após cinco bits 1 (um) seguidos.

  • Campo FCS (Frame Check Sequence)

Este campo é uma seqüência de 16 bits gerados a partir de cálculos envolvendo polinômios e o número de bits do frame.